Depende da quantidade de álcool consumida!
O consumo moderado de bebidas alcoólicas é bom para o coração, nomeadamente cerca de 20 a 30 gramas de álcool por dia. Esta quantidade de álcool parece ter um efeito protector sobre o coração uma vez que aumenta a quantidade de colesterol “bom”, o colesterol HDL. Este aumento está associado a uma diminuição do risco de enfarte, AVC e síndrome metabólica.
Por outro lado, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar miocardiopatia dilatada, em pessoas com predisposição genética. Esta é uma forma de insuficiência cardíaca caracterizada por uma dilatação excessiva do coração. É mais frequente quando as pessoas ingerem grandes quantidades de álcool durante muitos anos, nomeadamente mais do que 90 g de álcool por dia. As pessoas com esta patologia, se continuarem a beber têm um prognóstico muito reservado, apenas 25% estão vivas depois de 3 anos, após o inicio dos sintomas. O tratamento passa por abstinência, podendo esta parar a progressão ou mesmo reverter o curso da doença.
A síndrome cardíaca dos feriados é uma forma de toxicidade cardíaca, causada por um abuso muito grande de álcool, num curto espaço de tempo. Pode ocorrer com arritmias cardíacas, auriculares ou supraventriculares. Sendo frequente a fibrilhação auricular, assim como o fluter auricular e despolarizações ventriculares prematuras.