sábado, 11 de setembro de 2010

10 dicas para combater o stress:




1- Escreva num papel as situações, frases e pessoas que o fazem sentir mais stress, ao lado de cada um dos elementos stressantes anote motivos que desvalorizam a situação ou formas de supera-la.

2- Antes de agir/reagir respire lenta e pausadamente deixando o ar entrar pelo nariz e sair pela boca até sentir o coração abrandar. Assim tem tempo para relaxar um pouco antes de ter uma atitude ou tomar uma decisão errada, brusca, que só iriam aumentar os conflitos a longo prazo.

3- Reconheça sinais que podem indicar que é o stress que está a comandar a sua emoção face a determinada situação ou pessoa, e não tanto a gravidade dos factos em si. Nomeadamente se sente uma sensação de tensão, perigo iminente, necessidade de fuga, reflicta se de facto esses sentimentos são adequados à realidade ou se por outro lado fazem parte de uma resposta exagerada à situação.

4- Realizar exercício aeróbio com regularidade é uma forma muito eficaz de gerir a ansiedade e produzir um relaxamento natural.

5 - Nos tempos livres não se feche em casa em frente à TV. Tenha actividades de lazer com a sua família e amigos, são verdadeiros escapes ao stress do dia a dia, quebram a rotina e mostra-lhe que na sua vida há coisas muito mais importantes do que os problemas que tem de enfrentar diariamente.

6- Durma bem, dormir as horas de sono necessárias é essencial para ter energia para enfrentar um novo dia.


7 - Procure técnicas de meditação que o ajudam a lidar com a ansiedade. Encontre uma forma de relaxar. Um passa tempo, aprenda algo de novo, como por exemplo a tocar um instrumento, algo que seja gratificante e permita que a sua energia e concentração por momentos sejam dirigidas a algo positivo.


8 - Use o humor para lidar com as situações stressantes, faça piadas sobre elas, divirta-se com o lado engraçado que as situações causadoras de stress podem ter.

9 - Tenha consciência do seu valor e do que é capaz de fazer. Um momento mau, uma pessoa que não gosta de si, um projecto falhado, não o definem como pessoa, mantenha uma visão global de si mesmo, de tudo o que já fez a nível pessoal e profissional. Cuide da sua auto-estima! A profissão não é a parte mais importante da sua vida, ou pelo menos não deve ser. Invista na sua vida pessoal, com mais suporte familiar tudo é mais fácil de enfrentar.


10- Faça uma viagem no tempo. Tudo o que pode parecer intransponível no dia de hoje, a longo prazo perde importância, imagine como vai recordar a situação actual daqui a 10 anos, muito provavelmente conseguirá mais facilmente relativizar todos os seus problemas!

Sem comentários:

Enviar um comentário