terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saiba porque é que não consegue perder peso!

1 - Stress:


Para alem da ansiedade causada pelo stress fazer as pessoas comer mais, o stress também aumenta a produção de uma hormona, o neuropeptídep Y que desbloqueia receptores nas células de gordura e as fazem aumentar em número e tamanho. Veja o nosso texto sobre como controlar o stress!


2 - Pílula contraceptiva:

Os estrogénios contidos na pílula fazem com que retenha mais líquidos, a balança indica que está mais pesada mas é liquido e não gordura. Pode contudo mudar para uma pílula com doses mais baixas de estrogénios para diminuir a retenção de líquidos.

3 - Sono:

A importância do sono no peso deve-se a duas hormonas, a grelina e a leptina. A grelina é produzida pelo estomago e estimula o apetite, a leptina é produzida quando o organismo já está satisfeito em termos alimentares e leva-nos a parar de comer. A insónia aumenta a produção de grelina e a produção de leptina. Desta forma entendemos porque é que as pessoas que dormem menos comem mais, por outro lado como se sentem mais cansados fazem menos actividade física. Veja o nosso texto sobre como dormir melhor!

4 - Casamento:

As pessoas casadas aumentam em média 4 kgs, em relação as pessoas solteiras. Sabe-se que isto se deve a os solteiros serem mais activos, verem menos televisão, estarem menos tempo a conviver às refeições, e terem actividades físicas mais intensas nos tempos livres. Mexa-se, comece a fazer desporto, ter encontrado a pessoa amada é motivo para se cuidar mais e não para se desleixar!

5 - Fins de semanas e férias:

São as épocas em que as pessoas ganham mais peso, porque não só deixam de praticar as rotinas de exercício físico, que habitualmente já têm integradas na rotina dos dias de trabalho, como também comem mais, e pior. Mais doces, alimentos mais processados, com mais molhos e gordura. Ao fim de semana esqueça o sofá e planeie programas ao ar livre, resista a passar tardes inteiras em frente à TV. Planeie férias em família que integrem caminhadas, actividades ao ar livre. Veja o nosso texto sobre, como aumentar a sua energia tem lá muitas dicas para tornar a sua vida mais dinâmica e sentir energia para ter um estilo de vida menos sedentário.


Se gostou deste texto leia também:

Dicas para se manter jovem e saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário