segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aprenda a comer!





Para perder peso mais importante do que comer menos é saber comer. Há que escolher alimentos com baixo índice glicémico, uma vez que, a quantidade de açúcar armazenada como gordura será menor. Os alimentos com baixo índice glicémico libertam energia mais lentamente, e os níveis dessa energia mantêm-se estáveis durante mais tempo, desta forma você está mais tempo sem sentir fome. 




Exemplo, um iogurte tem um índice glicémico muito mais baixo do que um bolo ou um salgado, assim como um pão escuro em relação a um pão branco, com farinha mais refinada, ou seja menos fibra. Os legumes geralmente apresentam um baixo índice glicémico, com algumas excepções como é o caso das cenouras cujo índice glicémico é moderado. São exemplos de alimentos com índice glicémico alto pizza, abacaxi e melancia. 

A fruta quando ingerida sozinha pode elevar muito rapidamente o açúcar do sangue, mas quando combinada com pão, ou bolachas de agua e sal, especialmente se integrais, a fibra envolve os açucares da fruta e tornam esta refeição mais saudável, com um mais baixo índice glicémico, porque permite que os açucares sejam libertados de forma mais gradual, provocando um aumento mais lento do açúcar no sangue, não disparando a produção de insulina com tanta intensidade. 


Os alimentos com baixo índice glicémico não causam um pico insulínico elevado, como os alimentos com alto índice glicémico, assim a quantidade de gordura armazenada é muito menos, e o tempo que está sem fome muito maios. Alimentos com alto indíce glicémico fazem-no sentir mais fome, porque rapidamente ocorre uma diminuição abrupta do açucar do sangue. Por isso é que é capaz de comer um pacote de bolachas quase de seguida... o mesmo não acontece com um pão integral. 







Sem comentários:

Enviar um comentário