terça-feira, 7 de setembro de 2010

Deixar de fumar em 10 passos:

1 - Escolha um dia para deixar de fumar e aponte na agenda. Se for um dia cuja data tem significado para si, será ainda mais eficaz.

2- Diga as seus amigos e familiares em que dia vai deixar de fumar. Assim para além de contar com o apoio das pessoas que lhe são próximas, também se sentirá mais pressionado a manter essa decisão.

3 - Tire da sua casa cinzeiros e outros objectos associados ao tabaco. Lave os cortinados e se puder pinte as paredes, elimine o odor a tabaco do ambiente da sua casa. Assim terá mais razões para não a voltar a poluir com o fumo.

4 - Até à data marcada, reduza gradualmente o número de cigarros que fuma, até fumar no máximo uns 5 cigarros por dia. Deixe de fumar em casa e no carro.

5 - Compre menos tabaco, esconda-o em locais onde dá trabalho ir busca-lo, como em cima dos móveis, ou o porta-bagagens do carro, se habitualmente fuma enquanto conduz. O impulso para fumar é maior nos primeiros segundos, o tempo que leva a aceder ao tabaco, se tiver longe de si, é o tempo do impulso passar.

6- Se for muito difícil essa diminuição do número de cigarros por ter um elevado nível de dependência, consulte o seu médico ou vá a uma consulta de cessação tabágica! Pastilhas com nicotina ou nicotina em pensos transdérmicos, assim como um medicamento, a bupropiona, podem ajudar no seu caso.

7- Faça uma lista dos motivos para deixar de fumar, escreva a data em que o pretende fazer e assine essa folha, ande sempre com essa lista no bolso. Comprometa-se consigo mesmo! Releia a lista sempre que tiver a tentação de acender um cigarro, mesmo na fase em que apenas está a diminuir o número de cigarros/dia e a data constante na folha ainda não chegou! Faça um traço nessa folha sempre que conseguir evitar fumar um cigarro após um desejo intenso.

8- Faça uma alimentação saudável, parar de fumar só engorda porque o fumo tirava o sabor aos alimentos, ou então porque compensa na comida o stress causado pelo abandono do tabaco. Use pastilhas sem açúcar para ter a boca ocupada. Coma alimentos mais saudáveis, fruta principalmente, agora tudo lhe vai saber melhor!

9- Faça exercício físico, agora tem maior capacidade cardio-respiratória, o fumo já não está a envenenar o seu sangue, vai respirar melhor, será mais fácil correr e fazer exercícios aeróbicos! Fique em forma. O exercício diminui a ansiedade causada pela falta da nicotina.

10 - Coloque o dinheiro que poupa por deixar de fumar numa garrafa transparente, para o poder ver bem, ao fim de 3 meses parta a garrafa e tire umas férias ou um fim de semana com o dinheiro que poupou, para comemorar a meta dos 3 meses sem fumar!

Se não conseguir à primeira tentativa, volte a tentar, consulte o seu médico, informe-se dos benefícios para a sua saúde e também para as suas economias. Nunca desista, uma tentativa fracassada pode ser encarada como uma aprendizagem, uma experiência, para uma tentativa bem sucedida.


BOA SORTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário