quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ferro e anemia!

Quando temos anemia sentimos falta de força, cansaço, falta de energia, ficamos pálidos e com ar debilitado. A anemia deve-se a um número reduzido de glóbulos vermelhos em circulação, ou melhor a uma baixa concentração de hemoglobina! 

O ferro é essencial para mantermos um número adequado de glóbulos vermelhos em circulação, uma vez que ele faz parte da hemoglobina, a proteína que permite aos glóbulos vermelhos transportarem o Oxigénio dos pulmões ao resto do corpo. 

A margem entre a  quantidade absorvida de ferro da dieta e as nossas necessidades diárias é muito estreita. 

As mulheres adultas que perdem sangue durante a menstruação, mulheres grávidas, bebés, crianças e adolescentes em rápido crescimento correm risco de desenvolver anemia por défice de ferro, uma vez que as suas necessidades de ferro são elevadas podendo ser maiores que o ferro disponível.

A quantidade de ferro da dieta é directamente proporcional às calorias ingeridas, sendo em geral 6 mg de ferro por cada 1000 calorias. 

Contudo, nem todos os alimentos fornecem a mesma quantidade de ferro, nem este ferro é absorvido pelo nosso organismo com a mesma facilidade, ou seja, nem todos os alimentos têm a mesma biodisponíbilidade de ferro. 

A biodisponíbilidade de ferro é maior: 
Carne vermelha
Fígado
Ovo

A biodisponibilidade de ferro é menor:
Vegetais



O ferro contido nos espinafres, está menos disponível para o usarmos, que por exemplo o ferro contido na carne de vaca,. A força que os espinafres davam ao Popei é um mito! Os vegetais contêm fitatos e fosfatos que diminuem para quase metade a absorção de ferro! Os vegetarianos correm, portanto, maior risco de ter anemia por deficiência de ferro!

Se sente que está palido, com falta de força, talvez seja melhor comer um bom bife de vaca ou porco! 

Contudo deve-se ter cuidado com suplementos ricos em ferro, uma vez que, o nosso corpo não tem forma de excretar o ferro, e corremos risco de sofrer de uma doença grave causada pelo excesso de ferro chamada Hemocromatose. O melhor mesmo é fazer uma alimentação saudável! 


Se gostou deste texto leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário