terça-feira, 5 de outubro de 2010

O stress faz mal! Veja porquê. E acabe com ele!

Quando estamos constantemente sob stress podem ocorrer problemas graves na nossa saúde!

Hipertensão:
O stress aumenta a pressão arterial, a hipertensão é muito prejudicial para o nosso corpo, uma vez que causa lesões nas artérias, que posteriormente podem ser responsáveis por enfartes cardíacos, AVC, problemas renais entre outros.

Sistema imunitário:
Por outro lado o stress deprime as nossas defesas, ou seja o sistema imunitário. Desta forma aumenta a susceptibilidade para constipações, gripe, cancro, e outros problemas graves.

Asma:
O stress pode ser ainda responsável pelo agravamento da asma!

Úlcera de stress:
Quando estamos sob stress o nosso estômago produz mais ácido, por esse motivo podemos sofrer de úlceras pepticas relacionadas com o stress.

Envelhecimento:
Sabe-se que elevados níveis de stress aceleram o nosso envelhecimento. Um estudo que acompanhou mães cujos filhos sofriam de doenças graves, revelou que estas mulheres envelheceram mais depressa a nível celular do que mães de crianças saudáveis. Quando as nossas células se dividem os telómeros ficam mais curtos, este encurtamento dos telómeros é responsável pelo envelhecimento celular. No caso destas mães verificou-se que o desgaste dos telómeros indicava um envelhecimento de mais 12 anos em média, em relação ao que seria o ritmo normal de envelhecimento celular.

Obesidade, perda de peso e manifestações psico-sociais do stress:
Por outro lado as pessoas reagem ao stress muitas vezes de forma muito pouco saudável, como comer em excesso ou então muito pouco. Isolando-se dos amigos ou íntimos, ou então envolvendo-se numa vida social frenética para evitar pensar nos problemas. O stress consome a sua energia, e a longo prazo pode causar mesmo um disturbio do humor como a depressão.

Acabe com o stress!
Evite o stress, através de técnicas de relaxamento, praticando uma actividade física ou consultando um especialista se necessário. Veja o nosso texto sobre como acabar com o stress!


Se gostou deste texto leia também:


1 comentário:

  1. Ótimo texto!!

    Gostaria de deixar uma contribuição que tem está relacionado ao stress nosso de cada dia. O mecanismo da raiva:

    http://www.oespaco.net/2016/08/raiva-emocoao-negativa-sedutora.html

    ResponderEliminar