terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sente fadiga? Aumente a sua energia!

Cerca de 25% das pessoas queixa-se de falta de energia! A falta de energia, ou fadiga pode ser tanto física como psicológica. Os estimulantes energéticos vendidos em lojas de produtos naturais ou mesmo em ervanárias não revelam qualquer eficácia em aumentar a sua energia. Contudo pequenas alterações no seu estilo de vida podem fazer uma grande diferença:




Controle o stress:

O stress é a causa mais frequente de fadiga persistente, quer o stress quer a nossa resposta emocional a ele. Veja o nosso artigo sobre como gerir o stress!

Utilize técnicas de relaxamento:

A meditação, o ioga, o tai chi, são técnicas de relaxamento que ajudam a diminuir o stress e a recuperar a sua energia.


Alimente-se melhor:

Seguir uma alimentação saudável ajuda-o não só a estar em forma como também a conseguir elevados níveis de energia. uma dieta equilibrada, rica em peixe, carne branca, cereais integrais, e óleos de origem vegetal, fruta e legumes ajuda-o a mente elevados os níveis de energia. Prefira alimentos com baixo índice glicémico, que mantêm os seus níveis de energia mais estáveis durante mais tempo. as frutas e legumes são uma fonte importante de vitaminas. Uma alimentação equilibrada e saudável não requer a suplementação vitaminica. é necessário ter em conta que uma quantidade extra de nutrientes, para além das suas necessidades, não aumentam os seus níveis de energia. Consumir mais calorias do que as necessárias para além de não darem mais energia podem ter o efeito oposto, uma vez que o excesso de peso exige mais esforço para caminhar, bombear o sangue etc. E quanto mais esforço fazemos mais energia gastamos, e mais cansados nos sentimos. Apesar de tudo os alimentos são a matéria prima da energia!

Alivie o excesso de trabalho:

Uma das principais causas de fadiga é ter o tempo demasiado preenchido com demasiadas obrigações. Estableça prioridades, alivie a sua carga de trabalho, delegue nos outros taréfas sempre que possivel, quer na sua vida profissional, quer na sua vida pessoal. Não tenha dificuldade em dizer "não", é fundamental ter todos os dias algum tempo livre para si, para fazer algo que goste, ou simplesmente para não fazer nada.



Faça exercício:


Tudo o que menos queremos ouvir quando nos sentimos cansados é alguem dizer-nos para fazermos exercício! Contudo o exercício ajuda a aumentar a sua energia,  não só porque lhe permite dormir melhor, mas também porque aumenta a capacidade do organismo produzir a sua própria energia. Essa maior produção de energia deve-se a um aumento no número de mitocôndrias nas células musculares, mitocôndrias essas que funcionam como pequenas baterias que geram energia!
Por outro lado, durante o exercício físico aumenta o aporte de oxigénio, o que também contribui para gerar mais energia. Após a actividade física são secretadas várias endorfinas que também o vão ajudar a sentir-se mais enérgico.


Motive-se, estabeleça objectivos:

Se estabelecer objectivos, principalmente se forem a curto prazo, tarefas que o motivam, actividades de que gosta, irá aumentar a sua energia e o prazer de viver. Pense em actividades que o inspirem, faça uma lista das coisas que mais gostaria de fazer, estabeleça metas, prazos. Faça coisas! Isso dar-lhe-á mais energia.


Não se isole:

O relacionamento com outras pessoas, é essencial para o seu bem estar e equilíbrio! Ajuda-o para relativizar os seus problemas, partilha-los e também é essencial no momento de comemorar as vitórias. Muita da nossa energia é-nos transmitida pelos outros, principalmente pelas pessoas de quem gostamos mais. Essa é a única fonte de energia que se multiplica quando é partilhada.  Mantenha uma vida pessoal dinâmica e interessante, não faça da carreira a sua vida, ou não terá energia para suportar os obstáculos que esta lhe irá apresentar. É essencial investir em várias vertentes da vida para manter o seu equilíbrio emocional e compensar as derrotas de uma área com as vitórias noutra. 


Se gostou deste texto leia também:

1 comentário:

  1. Eu tenho um vício maravilhoso que é jogar tênis...
    Não me falta energia...
    Mas para caminhar e malhar me falta muita energia...
    felicidades

    ResponderEliminar